sábado, 2 de março de 2013

A-HA

Em 1982 o mundo da música ganhou mais sonoridade com o talento dos componentes da banda....

                                                                      A-HA








A banda norueguesa formada em 1982 pelo vocalista Morten Harket , o guitarrista Paull Waaktaar e o tecladista Magner Furuholmen teve seu nome inspirado numa expressão que representava reconhecimento e tinha conotações internacionais com o mesmo sentido e era de fácil memorização como eles pretendiam, além disso pouco utilizada no meio musical, então todos aprovaram o nome A-HA.
O A-HA foi marcado por várias fases durante o tempo de formação, podendo até ser separado por fases.
A primeira fase foi o início das atividades em 1982 quando os componentes saíram da Noruega já com a banda formada.A música Take On ME foi a primeira a ser trabalhada pela banda, porem sem destaque más em 1984 quando conheceram o produtor Alan Tarney que a retrabalhou por completo, um ano depois a mesma já havia vendido mais de um milhão e meio de cópias em todo planeta e finalmente o A-HA desencantou para a fama.
Embalados pelo sucesso eles lançaram no dia 28/10/1985 o disco Hunting High an Low , contendo como grandes destaques, o grande sucesso Take on Me e a faixa que dá nome ao disco.
Com o sucesso tremendo que este trabalho alcançou a nível mundial o A-HA recebeu em inícios de 1986 várias indicações para premiações da MTV e ao Grammy na categoria ''revelação'', alem de uma mega turnê mundial com 113 shows em 16 países. Esta turnê teve duração 14 meses.
Em outubro de 1986 o A-HA lançou seu segundo disco intitulado Scoundrel days, este sem muita aceitação pelo público e crítica entendendo que saíram muito da linha musical que os consagrou,más ainda assim despontaram algumas músicas do disco como, ''Cry Wolf '',"I’ve Been Losing You ",''Manhattan Skyline'' e a faixa título que apesar dos pesares tornou-se uma das mais conhecidas músicas da banda juntamente com ''Take on Me'' e ''Hunting High an Low'' , sendo lembrada por muitas pessoas em todo mundo ainda nos dias atuais.
Devido ao fraco desempenho deste trabalho , o que mais marcou o A-ha em 87 foram: a trilha sonora de 007 e o tema do filme Daylights alem de algumas turnês.
Em 1988 o disco Stay on These Roads traz novamente o a-ha as paradas absolutas de sucesso emplacando nada mais nada menos que 5 músicas nos primeiros lugares em várias partes do mundo.
As músicas de destaque são : ''The Blood That Moves Body'','' Touchy!'', a balada "There’s Never a Forever Thing''(que se tornou mais conhecida no Brasil), a pop "You Are The One''e a faixa título ''Stay on These Roads''.
1990 começa com nova queda de aceitação popular em relação ao novo trabalho "East of the sun'' West of moon''e marcou a pior fase da carreira ficando ainda muito mais em baixa em relação ao segundo trabalho, para os críticos entendidos a sonoridade muito enfática do piano comprometeu o estilo A-HA.Neste disco somente uma regravação teve algum destaque, a música de Carole King gravada originalmente em 1962 por The Everly Brothres.
Em 1991 no Rock in Rio II o A-HA colocou 198.000 pessoas no maracanã , feito que lhe rendeu um lugar no livor dos recordes Guinness Book.Em 1993 os componentes tentam apagar a má impressão do último trabalho e desta vez saem da linha melódica do piano e dão ênfase total as guitarras no CD Memorial Beach , porem ainda assim não conseguem encontrar o ponto de equilíbrio que pareciam buscar afundando ainda mais o nome da banda no gosto popular que o considerou como o pior trabalho da carreira da banda.Tudo isso culminou na separação do grupo cujos integrantes passaram a se focar mais em trabalhos individuais.

Em 1998 eles se uniram novamente para iniciar o que se pode chamar de uma segunda fase da carreira do A-HA e após dois anos de apresentações em casas famosas e programas de TV de grande audiência eles voltam aos estúdios em 2000, para a gravação em do CD ''Minor Earth Major Sky'' o qual lhes rendeu novas turnês.
Com a pausa nos trabalhos em grupo os integrantes da banda pareciam ter se reencontrado no que se diz respeito a sua sonoridade visto que seu próximo CD em 2002 intitulado ''Lifelines'' teve ótima repercussão e mais que isso mostrou que os antigos e novos fãs da banda estavam prontos a se fazer presentes em suas apresentações.
Em 2005 após três anos de várias apresentações em shows para TV e turnês, eles voltam ao estúdio para o mais novo CD que teve como título ''Analogue''.Este CD tambem emplacou e rendeu novas grandes turnês para a banda.Depois deste trabalho os integrantes da banda fizeram várias apresentações em eventos importantes e em 2009 fizeram nova turnê na América do Sul com shows no Brasil e Chile.Nesta turnê eles apresentaram uma música inédita que faria parte do novo CD que estava em caminho com o título :" Foot of the Mountain " que emplacou dois novos sucessos ,''Nothing is Keeping'' e ''You Here'' que tiveram grande aceitação entre o público.
Em 2010 os integrantes do A-HA anunciaram que a banda estaria se desfazendo definitivamente devido a vário projetos pessoais de cada um que os levava a se desligarem das atividades musicais em grupo.
Para a despedida foi organizada nova turnê mundial com apresentação em vários países da América do Sul , Europa e Ásia.
O último show no brasil foi em Fortaleza no dia 20/03/2010.
O último show da banda a nível mundial foi no dia 04/12/2010 no Oslo Spektrum no país de origem da banda a Noruega.
Assim se fechou mais uma página mágica da música mundial que só poderia ter surgido na década magica de 80, más para os que amam a boa música o que importa é o legado e a grande cooperação que o A-HA deu para todos que tem ouvidos apurados e entendimento para reconhecer grandes talentos.

Na minha opinião a história do A-HA ensina que é dificil alcançar o topo mas é mais difícil ainda manterse lá no alto.Nem sempre tudo vai dar certo mesmo que tenhamos talento e convicção do que fazemos.


                                  picasion.com

























Nenhum comentário:

Postar um comentário