sábado, 2 de março de 2013

BRENDA RUSSEL

QUEM VIVEU SUA JUVENTUDE NOS ANOS 80 OUVIU MUITO A MUSICA PIANO IN THE DARK NA VOZ LINDA DE
                                                                     BRENDA RUSSEL



Brenda Gordon nasceu em 8 de abril de 1949 no Brooklyn (Nova York), mas passou maior parte de sua infância no canadá. Aos 12 anos  a família mudou-se para Hamilton - Ontário.EUA.
Nessa época a pequena Brenda começou a cantar em algumas bandas de locais próximos onde morava.
Quando chegou a idade da pós adolescência, começou a tocar piano. 
Além de ter grande talento como cantora e tecladista, Brenda é também conhecida por suas belas
composições que já foram feitas em parcerias e gravadas por inumeráveis cantores famosos de vários países inclusive um brasileiro, Ivan Lins  fez parceria com Brenda em ''She Walks This Hearth''.
Esta música gravada por Sting lhe rendeu o Grammy 2001 como melhor performance vocal pop masculino.



Brenda Russel tem uma característica própria que poucas artistas tem que é facilidade de abranger vários estilos musicais, entre eles principalmente o pop, jazz, soul, e adult contemporary, isso a inclui no seleto grupo das mais ecléticas artistas que se tem notícia. Embora só tenha sido reconhecida mundialmente como cantora nos anos 80, Brenda inciou sua carreira ainda no início dos anos 70 mas como compositora. Também nesta época ela casou-se com um músico chamado Brian Russel e lançaram dois álbuns como Brian & Brenda, trabalhos estes sem nenhuma badalação maior em termos de grandes sucessos.
Em viradas de  1978 para 1979  Brenda  já despontava com promissora carreira solo com seu primeiro trabalho que teve o nome''Brenda Russel''. Este trabalho emplacou seu primeiro grande sucesso ''So Good, So Right'', e confirmou seu nome artístico assinando definitivamente o ''Russel'' embora já fosse divorciada de Brian.


                                                                     
Em 1981 Brenda lançou seu segundo trabalho solo que teve como título ''Love Life'', a canção dançante de mesmo nome caiu no gosto popular alcançou grande sucesso e deu toda força necessária para que Brenda iniciasse os preparativos para o terceiro trabalho que viria em 1983 ''Two Eyes'' uma música bem ao estilo pop que agradou muito e começou a formar um grande público de fãs para Brenda Russel.



Depois de sentir o gosto do sucesso e receber o carinho dos fãs em varias apresentações em shows e programas de TV por mais alguns anos, Brenda mudou-se para a Suécia  em busca de novas inspirações ou novas idéias para seu próximo álbum pois ela sempre compôs suas próprias músicas também. E ela acertou em cheio pois este seria o trabalho que lhe daria reconhecimento mundial, pois foi no LP ''Get Here''  lançado em 1988 que estourou a canção que se tornou sucesso em todo planeta, ''Piano in the Dark'' se tornou uma espécie de música referencia para Brenda Russel e fez parte do seleto e concorrido top 10 dos EUA  e recebeu três indicações ao Grammy. No Brasil foi primeiríssimo lugar nas principais rádios da época. A faixa título ''Get Here'' que foi ofuscada por Piano in the Dark no lançamento em 88 , curiosamente alcançou sucesso 3 anos depois em 91 se tornando uma balada muito requisitada nas grandes  rádios do mundo inteiro e nas apresentações de Brenda.


Em 1990 Brenda Russel se encontrava em plena forma e completamente atualizada com as mudanças que a industria fonográfica sofreu em relação aos anos 80 e com isso seguiu conquistando mais fãs e reconhecimento. Se aproveitando do suporte de Piano in the Dark ela lançou seu quinto trabalho ''Kiss me witch the Wind'' que manteve a cantora na linha do sucesso entre a juventude dos então anos 90.




Em 93 após o lançamento de seu primeiro Greatest Hits, seu contrato com a gravadora A & M chegou ao final. Brenda assinou com a gigante EMI  e lançou seu sexto trabalho já em CD, o álbum ''Talkin Soul'' , este  trabalho deixou bem evidente todo o talento de Brenda Russel devido a grande diversidade de estilos contidos num mesmo trabalho.
Depois deste, Brenda deu nova pausa nos estúdios para criar novas composições para vários cantores que haviam lhe solicitado, e também para si mesma para seu próximo CD, ''Paris Rain'' lançado em 2000, este trabalho foi considerado como uma busca da cantora por um público mais adulto, pois contem muitas músicas mais calmas com acompanhamento de cordas e piano em maioria das músicas, um trabalho para quem gosta de deitar e ouvir um som bem light.




Em 2003 foi lançada sua segunda coletânea com título So Good , So Right trazendo regravações dos seus maiores sucessos em vendas. Em 2004 foi lançado seu oitavo trabalho de estúdio ''Between the Sun and the Moon'' esta faixa título é um retrato da diversidade musical que Brenda é capaz de impor as suas interpretações, a música é marcada por um forte ritmo latino, com nuances bem definidas de ritmos africanos e tudo muito bem harmonizado com os vocais perfeitos da cantora.

Em 2009 três músicas de um suposto novo CD, foram disponibilizadas no site da cantora, revelando até mesmo o título do trabalho porém nada mais se falou sobre datas de lançamento do mesmo.


Certa vez Brenda Russel disse: Sou uma cidadã do mundo e acredito na paz e no amor para todas as pessoas, é sobre isso que eu escrevo e canto. É  força motivadora por trás de tudo que eu faço e da maneira que eu vivo. Eu quero que minha música venha a unir as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário