RITCHIE
Em princípios de 1972 Rita Lee e Liminha então componentes da banda ''Mutantes'' visitavam a Inglaterra para comprar instrumentos e na ocasião foram apresentados ao músico flautista Richard David Court ,tornaram-se amigos e depois de muito papo surgiu o convite para que ele conhecesse o Brasil.
No final do mesmo ano ele desembarcou em São Paulo e gostou tanto que pouco tempo depois iniciou atividades musicais junto a outros músicos que conheceu, entre eles Lulu Santos , Lobão ,Luiz Simas e Fernando Gama completando a banda ''Vimana'' já morando no Rio de Janeiro.
Após este projeto ele participou de vários outros mas sem conseguir levar em diante, porém conseguia plantar sementes que mais tarde viriam lhe trazer muito sucesso.
Em 1980 Ritchie aceitou um convite para voltar a Inglaterra e participar do álbum solo de Jim Capaldi do grupo ''Traffic ''.
Em 1982 de volta ao Brasil entra em contato com o compositor Benardo Vilhena e compõe juntamente com ele seu primeiro trabalho solo cantado em língua portuguesa. Este trabalho saiu como compacto simples(uma música de cada lado) lançado pela (CBS) no início de 1983, de um lado a musica ''Baby'' e do outro Aquela que viria a marcar toda a sua carreira, ''MENINA VENENO''. Este compacto ultrapassou a marca de 500 mil cópias até então algo inédito e marcante no mercado fonográfico brasileiro.
Todo este sucesso acelerou os trabalhos para que fosse lançado seu primeiro LP '' Vôo de Coração'' pela(Epic/CBS). Este LP, simplesmente teve seus Um milhão e duzentas mil cópias como que evaporadas de todas as lojas do país com o aval das músicas Menina Veneno , Vôo de Coração, Casanova e Pelo Interfone, sucessos e todas as paradas de sucesso de todas rádios do país.
Em 1984 Ritchie ganhou fácil o Troféu Imprensa na categoria cantor do ano onde concorreu com Roberto Carlos e Tim Maia.Neste mesmo ano ele lançou o LP ''E a Vida Continua''pela (EPIC/CBS) , neste trabalho continuaram as parcerias Ritchie e Vilhena com novos sucessos emplacados nas paradas com as músicas A Mulher Invisível, Insônia, O Homem e a Nuvem, Trabalhar é de Lei, Mulheres e Sopra o Vento.
Em 1987 Ritchie lançou seu novo LP intitulado ''Loucura e Mágica agora pela Polygran, com novas parcerias com Cazuza, Kiko Zambianchi e Paulinho Lima.
Em 1988 Ritchie teve a divulgação de seu novo LP ''Pra Ficar Contigo''prejudicado devido seu desentendimento com Leleco Barbosa filho de Chacrinha, fato que ja vinha se agravando desde 84.
O mesmo aconteceu em 1990 com o LP ''Sexto Sentido'' fazendo com que ele por si mesmo resolvesse sair do mercado musical e da grande mídia.
Porém em 2002 surge o convite do produtor Rafael Ramos,para trabalhar um novo álbum, ele aceitou mas sem entrar na moda de regravar antigos sucessos apostando em musicas inéditas e assim surgiu o CD Auto-fidelidade que veio retomando as parcerias com Vilhena e revelando novas parcerias com compositores de peso como, Erasmo Carlos,Nelson Motta e Ronaldo Bastos, tendo este trabalho 14 faixas com 5 cantadas em Inglês, mas a grata surpresa foi perceber que a sua linha musical formadora de sucessos continuava intacta e de diferente apenas o progresso na estética de arranjos que evoluiu.
Em 2005 ele participou do Multi-show Anos 80 Ao Vivo e aproveitando a nova projeção retomou a escalada de shows pelo Brasil.
Em 2008 Ritchie fundou sua própria gravadora com nome ''Pop-Songs'' e lançou novo trabalho em CD, DVD e Bluray. Este trabalho se intitulou''Outra Vez'' trazendo seus maiores a sucessos em regravação e somente duas inéditas, estas marcadas por novas parcerias ''Outra Vez'' com Arnaldo Antunes e ''Cidade Tatuada'' com Fausto Nilo.
Seu último trabalho foi lançado recentemente intitulado ''60'' onde ele comemora 60 anos de vida , 30 de carreira e interpreta canções da década de 60 que não se tornaram conhecidas pelo público em geral.
Seguir @JOLUVOZZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário