LEGIÃO URBANA

Durante uma apresentação da banda Aborto Elétrico, o então vocalista Renato Russo errou a letra de uma música e foi agredido fisicamente em pleno palco pelo baterista Fê Lemos que lhe deu uma baquetada. Após este incidente sem mais clima nem motivação para continuar na banda, Renato Russo decidiu formar nova banda e poucos meses depois já se apresentava pela primeira vez em 5 de setembro de 1982 a Legião Urbana com a seguinte formação: Renato Russo - vocal e baixo, Marcelo Bonfá bateria, Paulo Paulista - teclados, Eduardo Paraná - guitarras.
Depois desta apresentação,o tecladista e o guitarrista deixaram, sendo o guitarrista substituído por Ico Ouro preto, este permaneceu por alguns meses sendo substituído em definitivo por Dado Vila-Lobos que assumiu as elétricas em inícios de 1983. O sucesso começou a bater as portas ainda neste ano após uma apresentação no Circo Voador no Rio de Janeiro, quando foram convidados a gravar uma fita demo para a Gravadora EMI.
Em 84 chegou um novo componente, o baixista Renato Rocha. O grupo inciou então as gravações do primeiro álbum que seria lançado em aneiro de 85 com o mesmo nome da Banda ''Legião Urbana''.
Este LP apresentou músicas que fizeram história no cenário musical brasileiro tamanho foi o sucesso do trabalho da nova banda que se solidificou como a grande revelação do rock nacional.
Em 86 o segundo álbum ''DOIS'' , inicialmente foi idealizado para ser lançado como LP duplo e teria outro nome, porém a gravadora recusou esta ideia e acertadamente pois o álbum tendo sido simples se tornou um grande sucesso em vendas se tornando o segundo maior sucesso da carreira do Legião Urbana.
O terceiro LP da banda ''Que País é Este'' lançado em 87 e foi considerado como a primeira coletânea da banda pois trouxe regravações de vários sucessos já consagrados. Este foi considerado o trabalha mais punk do Legião e marcou saída do baixista Renato Rocha.
Em 1989 foi lançado o LP ''As quatro Estações'' foi considera pela crítica e pelo público como o melhor e mais inspirado trabalho da banda, até mesmo o próprio Renato Russo compartilhava desta opinião.Das 11 músicas, 9 emplacaram nas paradas de sucesso e ocuparam por muito tempo os primeiros lugares e se tornou o maior sucesso de vendas da banda.
Em 1991 Renato Russo viu-se envolvido em intensas crises amorosas e a se afundar no alcoolismo, isso tudo culminando com a notícia de que era soro positivo, isso tudo se refletiu na melancolia do próximo trabalho ''V'' considerado como totalmente atípico em relação ao estilo que consagrou o Legião Urbana.
Porém ainda assim algumas músicas se saíram muito bem mantendo o nome do Legião em alta.
Em 1993 o álbum ''O descobrimento do Brasil'' apresentou letras oscilantes entre tristeza e alegria, encontros e desencontros. O que se entende no final é que ele tenta passar uma mensagem de esperança para quem o ouve.
Em 14 de janeiro de 1995 aconteceu a última apresentação da Legião Urbana na casa de shows ''Regae Night'' em santos - SP. Em 20 de setembro de 1996 foi lançado o álbum ''A tempestade'' o último trabalho de estúdio da banda com Renato Russo que viria a falecer 21 dias depois em 11 de outubro. 11 dias depois e 22 de outubro foi anunciado oficialmente o fim da banda.
Em 1997 foi lançado pela gravadora o CD ''Uma outra Estação'' um trabalho póstumo contendo músicas não utilizadas em álbuns anteriores.
A banda Legião Urbana acabou mas como seu próprio nome sugere deixou uma legião infinita de fãs fiéis que fazem questão de lembrar e manter viva a paixão pela banda que tanto bem lhes fez.
Legião Urbana continua sendo grande vendedor de discos sendo a terceira banda da EMI em vendas de catálogos em todo planeta com mais de 250 mil cópias vendidas por ano.
Seguir @JOLUVOZZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário